Assistente Pastoral

ASSISTENTE DE PASTORAL - HOSPITAL SANTA TERESA - PETRÓPOLIS - RJ
Missão do Cargo:
Responsável por ajudar a elaborar, executar e acompanhar os trabalhos da Pastoral e Espiritualidade na Casa da Saúde de acordo com o Plano de Ação da Pastoral e Espiritualidade vigente com o objetivo de oportunizar vivência e conhecimento do Evangelho e promover a Pastoral segundo o carisma e espiritualidade das Irmãs de Santa Catarina, na visita diária aos pacientes beira-leitos em unidades abertas e fechadas (CTI´s);
Atividades:
Visitar os pacientes nas unidades abertas e fechadas, conforme relatório de pacientes internados por religião, retirado no MV SOUL;
Preparar e conduzir os momentos de Espiritualidade, conforme o Cronograma estabelecido com os setores da casa;
Levar a Santa Comunhão aos pacientes e familiares que solicitam, assim como conduzir os sacerdotes e demais líderes religiosos nas unidades abertas e fechadas do hospital;
Organizar as atividades da Pastoral e Espiritualidade da Casa (Área da Saúde), de acordo com o cronograma definido pelo coordenador de Pastoral da Casa, motivando os colaboradores envolvidos no processo de assistência espiritual bem como promovendo o cuidado essencial, humanizado para que o paciente e seus familiares sejam assistidos em todas as dimensões humanas;
Contribuir com a organização e ambientação dos espaços para realização de retiros, momentos de reflexão e oração e demais eventos religiosos segundo as Diretrizes do Plano Pastoral e Espiritualidade da Casa;
Organizar campanhas solidárias, incluindo a comunicação, conforme contexto da Casa e Coordenação Pastoral;
Organizar atividades como encontro com Lideranças, Retiros Espirituais, Seminários e Celebrações conforme cronograma definido;
Desenvolver diálogos com a comunidade, colaboradores e clientes, visando um processo de assistência espiritual e humanizadas sendo presença e liderança motivadora na Casa;
Cuidar pelo clima Institucional promovendo um sentimento de paz, solidariedade, convivência, compreensão, ajudando as pessoas, a superar as divergências ideológicas, concepções e posições antagônicas em vista de um mesmo fim (a missão da ACSC).
Requisitos
Estudos
Competências
Valorizado
Experiência profissional
Benefícios
Sobre REDE SANTA CATARINA
Há 120 anos no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 19 entidades com atuação social, em saúde e educação, que formam a Rede Santa Catarina. Com um modelo de gestão em que o superávit gerado é aplicado em nossas obras a fim de executar dignamente nossas atividades, a instituição acolhe e cuida do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo são cerca de 10,5 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis Estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo).
MISSÃO: Acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida.
VISÃO: Ser referência de entidade filantrópica reconhecida pela sociedade, demonstrando amor às pessoas por meio de nossos atos.
VALORES: Preservação da vida, Humanização, Dignidade, Transparência e Sustentabilidade
